terça-feira, março 10

Eu e a trombofilia

Já comentei algumas vezes por aqui  minha dificuldade em engravidar...
Pois é, eu continuo na "luta"e minha descoberta mais recente foi a que tenho trombofilia...
Nunca tinha ouvido falar, mas depois da minha última perda em setembro do ano passado, meu medico me pediu alguns(vários) exames porque estava suspeitando da tal trombofilia...
Com o resultado dos exames, veio a confirmação que sou portadora da mutação MTHFR  A 1298c homozigoto. Aalguns médicos consideram uma forma mais "branda" e não recomendam o tratamento, porém esta mutação é na verdade um dos tipos mais recentes descobertos e por isso com pouco estudo, fazendo com que alguns profissionais não lhe deem a devida atenção.
Tive muita sorte de meus médicos (a Ginecologista+ especialista em reprodução+hematologista) concordarem em não arriscar outra gestação sem o tratamento, pois juntando o resultado do exame com meus histórico clínico já confirmavam a trombofilia.
Mas o que é trombofilia??
"As Trombofilias são caracterizadas por promoverem alterações na coagulação sanguínea  em um maior risco para trombose. As trombofilias podem ser divididas em dois grupos: as Adquiridas e as Hereditárias. No grupo das trombofilias adquiridas destaca-se a síndrome antifosfolípide.
O sucesso gestacional depende de uma adequada circulação útero-placentária. Anormalidades nessa rede vascular se relacionam com várias patologias gestacionais, entre elas: abortos, óbito fetal, RCIU, pré-eclampsia, DPP. Um fator, que parece estar relacionado com tais patologias, de acordo com estudos recentes, é as trombofilias de causas hereditárias."(explicação retirada do site do Dr Barini)
Acho válido qualquer tipo de divulgação da existência deste "problema" até pq assim como eu muitas mulheres tem abortos de repetição e não conseguem saber o motivo já que não são exames que se pedem com frequência pelos médicos, e depois que eu descobri acabei sabendo de vários casos  de amigas e até familiares mas que nunca tinha comentado sobre o assunto, acreditem, trombofilia é muito mais comum que podemos pensar, mas infelizmente parece que ainda existe um tabu entre as mulheres quando o assunto é a dificuldade de engravidar, o que eu acho uma besteira enorme!
O tratamento é simples, temos que tomar injeções diárias de um anti coagulante desde o dia da ovulação até o fim da gestação!
Junto com isso ainda tenho a dificuldade de ovulação, que é tratada com outras injeções hormonais e acompanhamento do ciclo com ultrassom...
e assim eu continuo com minhas tentativas, sem perder a esperança, porque uma hora dá certo!

      imagem via

2 comentários:

Olá, sejam sempre bem vindas no meu cantinho.
Fico muito feliz com o seu comentário!
Obrigado pelo carinho...
Bita